Busca de espécies

Ipê Roxo de Bola

Tabebuia impetiginosa

Família: Bignoniaceae
Outros nomes populares: Tecoma impetiginosa, Handroanthus impetiginosus, Tabebuia palmeri, Tecoma integrum, Tecoma adenophylla, Tabebuia nicaraguensis, Tabebuia dugandii
Outros nomes científicos: Ipê Roxo, Pau D'Arco Roxo, Ipê Una, Ipê Preto, Pau Cachorro, Ipê de Minas, Ipê Roxo do Grande, Piúna, Piúna Roxa
árvore adulta
flor

Extremamente ornamental, com madeira muito dura, densa e apropriada para construções externas, recomendada tanto para arborização urbana quanto para recomposição de áreas degradadas.

Tamanho mínimo: 8m   Tamanho máximo: 30m
Ocorrência: Do Ceará e Piauí, passando por Goiás e Minas, até São Paulo, na mata pluvial atlântica e semidecídua, e ocasionalmente no cerrado.
Informações ecológicas: Decídua durante o inverno, heliófita, característica das florestas semidecídua e pluvial, ocorrendo tanto no interior da floresta primária, quando chega a alcançar mais de 30 metros de altura, quanto nas formações secundárias.
Obtenção de sementes: Colher os frutos na árvore quando iniciam a abertura espontânea e deixar secar ao sol para completar o processo de liberação das sementes. 1 kg contém mais de 8.000 sementes. Viabilidade no armazenamento inferior a 3 meses.
Produção de mudas: Semear assim que colhidas as sementes em solo argiloso, rico em matéria orgânica. germonação abubdante em cerca de 15 dias. Desenvolvimento rápido, ficando prontas para plantio em cerca de 4 meses. Desenvolvimento rápido no campo.
Flores: Floresce de maio a agosto, com a árvore despida de folhagem
Frutos: Maturação de setembro a outubro
Referências: LORENZI v1 [4 ed.] pg 66
Quantidade de mudas da espécie
dispoíveis no Viva Floresta:


Saquinho: 0
Tubete Pequeno (em cultivo): 0
Tubete Médio (rustificado): 0
Tubete Grande (rustiificado): 0
Vaso: 0
Tubete Pequeno (rustificado): 0
Tubete Médio (em cultivo): 39
Tubete Grande (em cultivo): 39

total: 78 mudas