Busca de espécies

Embaúba

Cecropia pachystachya

Família: Cecropiaceae
Outros nomes populares: Ambaíba, Árvore da Preguiça, Caixeta, Embaúva, Imbaúba, Umbaúba, Umbaúba do Brejo, Umbaubeira
Outros nomes científicos: Ambaiba adenopus, Ambaiba pachystachya, Cecropia adenopus, Cecropia lyratiloba, Coilotapalus peltata
árvore adulta

Espécie pioneira, de cresimento rápido, indispensável na recuperação de ;áreas degradadas. Folhas muito apreciadas pelo Bicho-preguiça, e os frutos que produz em quantidade atraem muitas espécies de pássaros. As folhas grandes, muito características, permite que sejam utilizadas em projetos paisagísticos.

Tamanho mínimo: 4m   Tamanho máximo: 7m
Ocorrência: Do Ceará a Santa Catarina, em várias formações florestais
Informações ecológicas: Pereniofólia, heliófita, pioneira e seletiva higrófita, encontrada em solos úmidos, à beira das matas e nas clareiras. É rara no interior da mata primária densa. Seu tronco costuma abrigar formigas.
Obtenção de sementes: Colher os frutos diretamente da árvore assim que amadurecem e começar a ser mordidos pelos pássaros. Deixar em repouso por alguns dias para decomposição, facilitando sua maceração na água. Filtrar a suspensão para separar as sementes, que devem secar ao sol. 1kg de sementes = 800.000 unidades
Produção de mudas: Colocar as sementes para germinar assim que preparadas em canteiros a pleno sol em substrato argiloso. Emergência em 25 a 40 dias. Baixa germinação. Mudas prontas para plantio definitivo em 3 meses.
Flores: Floresce de setembro a outubro
Frutos: Frutos maduros em junho
Referências: LORENZI [4 ed.] v1 pg 97 [359]
Quantidade de mudas da espécie
dispoíveis no Viva Floresta:


Saquinho: 8
Tubete Pequeno (em cultivo): 0
Tubete Médio (rustificado): 42
Tubete Grande (rustiificado): 103
Vaso: 0
Tubete Pequeno (rustificado): 0
Tubete Médio (em cultivo): 1
Tubete Grande (em cultivo): 14

total: 168 mudas