Busca de espécies

Dedaleiro

Lafoensia pacari

Família: Lythreceae
Outros nomes populares: Pacari, Pacari do Mato, Pacuri, Louro da Serra, Dedaleira Amarela, Mangaba Brava, Candeia de Cajú, Copinho, Dedal, Mangabeira Brava, Pau de Bicho
Outros nomes científicos: Lafoensia Sessiifolia

Árvore com características ornamentais, possui madeira de utilidade para marcenaria. Recomendada para recuperação de áreas degradadas. Espécie secundária.

Tamanho mínimo: 10m   Tamanho máximo: 18m
Ocorrência: MG a SC, floresta de altitude e cerrado
Informações ecológicas: Decídua e heliófita, indiferente às condições do solo. Ocorre nas florestas de altitude (pinhais e latifoliada semidecídua) e também no cerrado _mas aqui com menor desenvolvimento. Dispersão ampla mas descontínua, nunca formando grandes populações, e produzindo boa quantidade de sementes.
Obtenção de sementes: Quanbdo os frutos iniciarem abertura espontânea, colher diretamente da árvore e deixar ao sol para completar abertura. Uma boa estratrégia é estender uma lona sob a árvore com frutos em adiantado estado de maturação e chacoalhar seus ramos. 1 kg de sementes = 39.000 unidades
Produção de mudas: Plantar as sementes assim que colhidas, sem qualquer tratamento, em canteiros semi-sombreados com substrato organo-argiloso e cobrir com leve camada de substrato. Regar duas vezes ao dia. Emergência entre 10 e 15 dias, com taca de germinação superior a 60%. Desenvolvimento moderado no campo, chegando a 2,5m em 2 anos.
Flores: Floresce de outubro a dezembro
Frutos: Maturação dos frutos de abril a junho
Referências: LORENZI [4 ed.] v1 pg 246
Quantidade de mudas da espécie
dispoíveis no Viva Floresta:


Saquinho: 19
Tubete Pequeno (em cultivo): 0
Tubete Médio (rustificado): 438
Tubete Grande (rustiificado): 65
Vaso: 0
Tubete Pequeno (rustificado): 0
Tubete Médio (em cultivo): 149
Tubete Grande (em cultivo): 2

total: 673 mudas