Busca de espécies

Crindiúva

Trema micrantha

Família: Ulmaceae
Outros nomes populares: Grandiúva, Pau Pólvora, Periquiteira, Orindeúva, Coatidiba, Orinduíba, Orindiba, Gurindiba, Candiúba, Taleira, Motamba, Seriúva, Pindaúva Vermelha
Outros nomes científicos: Celtis canescens, Celtis micrantha, Celtis schiedeana, Rhamnus micrantha, Spinia micrantha, Spondia pureviana, Trema strigillosa
fruto

Pioneira de crescimento rápido, com frutos avidamente consumidos por pássaros e melífera, é uma das primeiras espécies que ocorrem em áreas abandonadas, continuando em todos os estágios da sucessão secundária. Ocorre em vários tipos de formação florestal e ambientes, exceto os excessivamente úmidos. Por tudo isso não pode faltar em projetos de recuperação de áreas degradadas.

Tamanho mínimo: 5m   Tamanho máximo: 12m
Ocorrência: De Goiás até o Rio Grande do Sul, em diversas formações florestais
Informações ecológicas: Pereniofólia ou semidecídua, heliófita, pioneira, característica de formaç!oes ecundárias da floresta pluvial atlântica e semidecídua. É uma das primeiras espécies que vingam em áreas abandonadas, continuando em diversos estágios da sucessão secundária, mas não na floreta clímax.
Obtenção de sementes: Colher os frutos da árvore quando começar a queda espontâneaPara armazenamento, secar ao sol sem despolpar. 1 kg de frutos contém cerca de 135.000 sementes.
Produção de mudas: Colocar os frutos diretamente em canteiros semi-sombreados, com substrato organo-argiloso, sem nenhum tratamento. Não é necessário despolpá-los. Cobrir com fina camada de substrato e irrigar duas vezes por dia. Com germinação moderada, as plântulas emergem entre 4 e 6 meses. Transplantar para embalagens individuais quando alcançarem 4 cm. Podem ser plantadas no local definitivo em cerca de 4 meses.
Flores: Floresce de setembro a janeiro.
Frutos: Frutos amadurecem de janeiro a maio.
Sementes: Sementes podem ser coletadas de janeiro a maio.
Referências: LORENZI v1 [4 ed.] pg 356
Quantidade de mudas da espécie
dispoíveis no Viva Floresta:


Saquinho: 0
Tubete Pequeno (em cultivo): 0
Tubete Médio (rustificado): 0
Tubete Grande (rustiificado): 0
Vaso: 0
Tubete Pequeno (rustificado): 0
Tubete Médio (em cultivo): 0
Tubete Grande (em cultivo): 0

total: 0 mudas