Busca de espécies

Café de Bugre

Cordia ecalyculata

Família: Boraginaceae
Outros nomes populares: Claraíba, louro-salgueiro, louro-mole

A arvore pode ser usada para arborização urbana e sua madeira é utilizada para confecção de palitos de fósforos, caixas leves e brinquedos.

Tamanho mínimo: 8m   Tamanho máximo: 12m
Ocorrência: NE ao sul, semidecídua e de galeria
Informações ecológicas: Pouco frequente no interior da mata primária densa ou em formações secundárias. Produção de grande quantidade de sementes viáveis anualmente. Planta perenifólia, heliófita típica de solos úmidos e de boa fertilidade da floresta semidecídua.
Obtenção de sementes: Colhem-se os frutos assim que começa a queda espontânea, diretamente da árvore. Os frutos podem ser obtidos como sementes para a semeadura. Para armazenamento ou remessa para outros locais é preciso depolpá-los, esfregando-os e lavando-os em água corrente dentro de uma peneira, e depois secando-os ao sol. Um quilo de sementes contém mais de 5 mil unidades. A viabilidade em armazenamento é de, no máximo, 3 meses.
Produção de mudas: Assim que colhidos os frutos, colocar para germinar em canteiros sombreados com substrato areno-argiloso ou em saquinhos individuais. Nas duas formas, cobrí-los com substrato peneirado até uma formar uma camada de 0,5cm de espessura. Em 20-40 dias ocorre a emergência e a taxa de germinação é baixa. A planta tem desenvolvimento médio, atingindo 3m de altura em dois anos, tendo então os primeiros frutos.
Flores: outubro a janeiro
Frutos: janeiro a março
Referências: LORENZI v1 pg 85
Quantidade de mudas da espécie
dispoíveis no Viva Floresta:


Saquinho: 0
Tubete Pequeno (em cultivo): 0
Tubete Médio (rustificado): 0
Tubete Grande (rustiificado): 115
Vaso: 0
Tubete Pequeno (rustificado): 0
Tubete Médio (em cultivo): 1
Tubete Grande (em cultivo): 54

total: 170 mudas