Busca de espécies

Aroeira salsa

Schinus molle

Família: Anacardiaceae
Outros nomes populares: Aroeira salso, Aroeira, Aroeira Mole, Corneiba, Corneita, Anacauíta, Fruto de Sabiá, Aroeira periquita, Pimenteiro, Terebinto, Bálsamo
Outros nomes científicos: Schinus areira

Árvore ornamental, muito utilizada na arborização de ruas e paisagismo. Usada para mourões e trabalhos de torno. Sua resina é impregnada de terebentina e a casca é utilizada para curtir couro. Altamente tolarante à seca e a geadas.

Informações ecológicas: Pereniofólia, heliófita mas suporta sombreamento médio. Adaptada a solos secos, arenosos e de baixa fertilidade. Tolerante a seca e geadas. Encontrada em beiras de córregos, dentro das mates e em áreas de campo, sempre com baixa frequência.
Obtenção de sementes: Colher os frutos da árvore após seu amadurecimento, separar dos pedínculos e deixar secar ao sol para retirar pericarpo com esfregação manual. Também é possível plantar o fruto diretamente. Um Kg de sementes tem quese 30 mil unidades.
Produção de mudas: Semear em canteiros semi-sombreados com substrato organo-argiloso, cobrir com terra peneirada e regar duas vezes ao dia. Germinação de 50% em 30 a 40 dias. Plantar no local definitivo a partir de 25 cm. Desenvolvimento rápido, chegando a 3m aos dois anos.
Flores: Floresce de agosto a novembro.
Frutos: Frutos amadurecem entre dezembro e janeiro, ficando na árvore até março.
Referências: LORENZI v1 [4 ed.] pg 23
Quantidade de mudas da espécie
dispoíveis no Viva Floresta:


Saquinho: 8
Tubete Pequeno (em cultivo): 0
Tubete Médio (rustificado): 0
Tubete Grande (rustiificado): 11
Vaso: 0
Tubete Pequeno (rustificado): 0
Tubete Médio (em cultivo): 28
Tubete Grande (em cultivo): 0

total: 47 mudas