Busca de espécies

Aroeira Pimenteira

Schinus terebinthifolia

Família: Anacardiaceae
Outros nomes populares: Aroeira-mansa, aroeira-vermelha, aroeira, aguaraiba, bálsamo, cambuí, aroeira-precoce, aroeira-da-praia, fruto-de-sábi
Outros nomes científicos: Sarcotheca bahiensis, Schinus mucronulata, Schinus anthiarthritica, Schinus mellisii, Schinus chichita, Schinus aroeira
árvore adulta
fruto

É uma das especies mais procuradas pela avifauna, alem de bastante ornamental. Sua madeira é usada como lenha e carvão, e por ser uma arvore de pequeno porte é indicada para a arborização de ruas estreitas e sob fios elétricos.

Tamanho mínimo: 5m   Tamanho máximo: 10m
Ocorrência: PE a RS, em várias formações florestais
Informações ecológicas: Comum em beira de rios, córregos, várzeas úmidas de formações secundárias mas pode crescer também em terrenos secos e pobres. É perenifólia, heliófita e pioneira. Boa regeneração natural pela disseminação das sementes por pássaros. Ampla dispersão, ocorrendo desde a restinga até as florestas pluvial e semidecídua de altitude.
Obtenção de sementes: Colhem-se os frutos maduros diretamente da árvore que podem ser utilizados como se fossem sementes. Um quilo de sementes contém cerca de 44.000 unidades.
Produção de mudas: Assim que colhidas, as sementes (frutos) devem ser colocadas para germinar em canteiros a pleno sol com substrato argiloso. Em 10-15 dias ocorre a emergência e a taxa de germinação é acima de 50%. Ao atingirem 5-6 cm deve-se fazer o transplante das mudas e daí para olocal definitivo por mais 3-4 meses. O desenvolvimento no campo é rápido.
Flores: setembro a janeiro
Frutos: janeiro a julho
Referências: LORENZI v1 [4 ed.] pg 24
Quantidade de mudas da espécie
dispoíveis no Viva Floresta:


Saquinho: 24
Tubete Pequeno (em cultivo): 0
Tubete Médio (rustificado): 78
Tubete Grande (rustiificado): 193
Vaso: 0
Tubete Pequeno (rustificado): 0
Tubete Médio (em cultivo): 102
Tubete Grande (em cultivo): 162

total: 559 mudas