Busca de espécies

Amendoim do Campo

Platypodium elegans

Família: Leguminosae-Papilionoidae (Fabacae)
Outros nomes populares: Amendoim Bravo, Amendoim do Campo, Faveiro, Jacarandá Bana, Jacarandá Branco, Jacarandá do Campo, Jacarandá Tã, Jacarandazinho, Secupiruna, Uruvalheira
Outros nomes científicos: Platypodium viride, Platypodium maxonianum, Platypodium elegans var. major

Característica do Cerrado e também presente em áreas altas da Mata Atlântica, é muito ornamental e indicada para arborização de ruas e avenidas. A madeira tem utilidade para carpintaria e marcenaria. Um de seus nomes populares (Uruvalheira) deriva do gotejamento de sua copa na estação seca.

Tamanho mínimo: 8m   Tamanho máximo: 12m
Ocorrência: Do Piauí a São Paulo, Mato Groso do Sul e Goiás, principalmente no cerrado e esparsamente em áreas altas da floresta ombrofila.
Informações ecológicas: Semidecídua e heliófita; característica do cerrado em terrenos bem drenados, em sua transição para a floresta semidecídua e em terrenos altos da floresta pluvial atlântica; ocorre principalmente em formações secundárias.
Obtenção de sementes: Coletar fruto na árvore ou no chão após queda, e usar o próprio fruto na semeadura; 1 kg de frutos tem em mádia 700 sementes.
Produção de mudas: Colocar o fruto diretamente em recepientes individuais com substrato organo-argiloso e cobrir com substrato paneirado. Emergência entre 15 e 25 dias. Taxa de germinação superior a 50% para frutos novos. Pronta para plantio de 8 a 9 meses.
Flores: setembro a novembro
Frutos: setembro a novembro
Sementes: setembro a novembro
Referências: LORENZI v1 pg 239 [4 ed.] pg184 [5 ed.]
Quantidade de mudas da espécie
dispoíveis no Viva Floresta:


Saquinho: 17
Tubete Pequeno (em cultivo): 0
Tubete Médio (rustificado): 27
Tubete Grande (rustiificado): 105
Vaso: 0
Tubete Pequeno (rustificado): 0
Tubete Médio (em cultivo): 0
Tubete Grande (em cultivo): 28

total: 177 mudas