Busca de espécies

Amendoim Bravo

Pterogyne nitens

Família: Leguminosae-Caesalpinaceae
Outros nomes populares: Amendoim, Amendoim do Campo, Bálsamo, Bassourinha, Carne de Vaca, Madeira Nova, Óleo Branco, Pau Amendoim, Pau de Fava, Sucupira, Vilão, Viraró

Presente em florestas do interior, como na bacia do rio Paraná e na caatinga, rústica e de crescimento rápido, é indicada para recuperação de áreas de preservação permanente. Madeira da qualidade para marcenaria e carpintaria.

Tamanho mínimo: 10m   Tamanho máximo: 15m
Ocorrência: NE do país até oeste de Santa Catarina, principalmente na floresta latifoliada semidecídua.
Informações ecológicas: Decídua e heliófita; característica da floresta latifoliada semidecídua e da caatinga, onde ocorre apenas em áreas úmidas; presente tanto na mata primária quanto em formações secundárias.
Obtenção de sementes: Colher as vagens, deixar secar ao Sol e esfregar manual ou mecanicamente para retirar as sementes; 1 kg de sementes contém cerca de 5.700 unidades; armazenamento superior a 6 meses.
Produção de mudas: Colocar as sementes em canteiros ou tubetes com substrato orgânico; emergência entre 10 e 35 dias; taxa de germinação superior a 60%; pronta para plantio de 4 a 5 meses; atinge cerca de 4 m aos 2 anos.
Flores: dezembro a março
Frutos: maio a junho
Sementes: maio a julho
Referências: LORENZI V1 pg 179 [4 ed.] pg 142 [5 ed.]
Quantidade de mudas da espécie
dispoíveis no Viva Floresta:


Saquinho: 10
Tubete Pequeno (em cultivo): 0
Tubete Médio (rustificado): 0
Tubete Grande (rustiificado): 206
Vaso: 0
Tubete Pequeno (rustificado): 0
Tubete Médio (em cultivo): 0
Tubete Grande (em cultivo): 0

total: 216 mudas